Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo

Ciclo de Vídeo. Reposição das Conferências Discursos sobre Arquitectura(1) FAUP, 1990

2 de Fevereiro - 20 de Abril 2010

"Discursos sobre Arquitectura" foi um ciclo de conferências que reuniu, em 1990, no Auditório da Escola Superior das Belas Artes do Porto, um conjunto notável de arquitectos. A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto marcava assim a entrada na última década do século com uma iniciativa de grande alcance e ambição. Alguns nomes, então numa primeira fase das suas carreiras, como Jacques Herzog e Peter Zumthor seriam mais tarde reconhecidos com o Prémio Pritzker. James Stirling, uma figura central da arquitectura do pós-guerra, faria aqui uma das suas últimas conferências. Para aqueles que na altura puderam presenciar as conferências, estudantes de arquitectura, arquitectos e professores, o ambiente era intenso e a expectativa do encontro com algumas das figuras já míticas da arquitectura contemporânea pairava no ar.
Passados 20 anos, muitas coisas mudaram na arquitectura, embora também muitas outras se mantenham inalteradas. A iniciativa que apresentamos visa, por um lado, celebrar o ciclo de conferências de 1990 e, por outro, questionar o que a passagem do tempo fez àquilo que se ouviu e foi mostrado. O que permanece hoje dos "Discursos de Arquitectura" de 1990, lançados por personagens tão diversos como Giorgio Grassi e David Chipperfield? Será que aquilo que perdeu pertinência nesses "discursos" pode ter ganho patine e uma inteligência mais funda? Como é que o discurso destes arquitectos por vezes poético, outras vezes meramente circunstancial, resiste ao passar de 20 anos?
Poderemos então reencontrar a voz de Fernando Távora e de Álvaro Siza representando o contexto nacional; Stirling, Grassi e Rafael Moneo como nomes representativos de uma influente geração "pósmoderna"; Jacques Herzog, Peter Zumthor e David Chipperfield, hoje centrais na cena contemporânea; Bernardo Secchi, um teórico maior do urbanismo em Itália; e Kenneth Frampton, que com o conceito de "regionalismo crítico" inscreveu a arquitectura do Porto, e de Siza em particular, no contexto internacional dos anos 80.
Ao ser lançada esta reposição de um conjunto seleccionado de 10 conferências, olhando para trás, pretende-se também discutir o futuro da arquitectura. Como diz José Gil, nem sempre no nosso país é feita a "inscrição" do que acontece. Este ciclo pretende "inscrever" os Discursos de Arquitectura no espaço contemporâneo.
Por isso, convidámos um conjunto de arquitectos e críticos para apresentar e debater, em 2010, os "discursos" e os seus ecos futurantes de 1990.
Jorge Figueira

(1) O ciclo Discursos sobre arquitectura foi organizado, em 1990, por Carlos Machado, Eduardo Souto de Moura, João Pedro Serôdio, José Bernardo Távora, José Paulo dos Santos, Manuel Mendes.

Programa:
2 Fevereiro - FERNANDO TÁVORA, apresentação por Alexandre Alves Costa
Debate: Eduardo Souto de Moura, Manuel Mendes, Carlos Machado
9 Fevereiro - DAVID CHIPPERFIELD, apresentação por Jorge Carvalho
23 Fevereiro - ÁLVARO SIZA, apresentação por Jorge Figueira
2 Março - KENNETH FRAMPTON, apresentação por Paulo Martins Barata
9 Março - JACQUES HERZOG, apresentado por João Pedro Serôdio
16 Março - PETER ZUMTHOR, apresentação por Paulo Providência
23 Março - JAMES STIRLING, apresentação por Sergio Fernandez
30 Março - BERNARDO SECCHI, apresentação por Nuno Portas
6 Abril - GIORGIO GRASSI, apresentação por Francisco Barata
20 Abril - RAFAEL MONEO, apresentação por Gonçalo Byrne
Debate: Nuno Grande, Luís Tavares Pereira, Luís Santiago Baptista.
Terças-feiras, 21h30
Cinema Passos Manuel
Bilhete: 2.00 €
Local de venda: Sede da OASRN e Passos Manuel (bilhetes brevemente disponíveis)
As conferências serão exibidas na versão original, sem legendagem. (2)

Organização: Ordem dos Arquitectos - Secção Regional Norte
Parceria: Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
Comissário convidado: Jorge Figueira
Apoio: Passos Manuel, Sinal Vídeo
Patrocínio: Axa Seguros

Comments

Popular posts from this blog

COMPETITION COMPETITION 2010

2009-2010 Steel Design Student Competition

O PEJENE - Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior