Conferência Marques da Silva 2009

A Fundação Instituto Arquitecto Marques da Silva, em parceira com a Universidade do Porto e a sua Faculdade de Arquitectura (FAUP), vai promover, pelas 18h30 da próxima quinta-feira (29 de Outubro), a Conferência Marques da Silva 2009.

 

A ter lugar no Auditório Fernando Távora da FAUP, a conferência deste ano tem como convidado João Vieira, Director do SIPA-IHRU). Numa comunicação intitulada "Documentos e Arquivos de Arquitectura: Princípios, estratégias, metodologias e instrumentos de gestão", o conferencista começará por caracterizar os arquivos de arquitectura, aferindo as potencialidades da sua utilização, assim como as políticas e estratégias, as metodologias e os instrumentos de processamento técnico e de gestão documental mais adequados tendo em vista a salvaguarda e a valorização organizacional e social dos documentos e arquivos de arquitectura. Pelo meio, haverá tempo para apresentar o SIPA - Sistema de Informação para o património Arquitectónico, um dos mais relevantes sistemas de informação e documentação arquitectónica, urbanística e paisagística desenvolvidos pelo Estado português.

 

Durante a sessão, será ainda lançado o livro "Conferência Marques da Silva 2008" (http://is.gd/4Erjz). Trata-se de uma obra onde se reúnem os principais frutos da comunicação proferida pelo antropólogo João Leal (docente da Universidade Nova de Lisboa) na conferência do ano passado, intitulada "Arquitectos, Engenheiros, Antropólogos: Estudos sobre Arquitectura Popular no Século XX Português",

 

A entrada é livre.

Comments

Popular posts from this blog

COMPETITION COMPETITION 2010

2009-2010 Steel Design Student Competition

O PEJENE - Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior