Conferência Marques da Silva 2010 | Alexandre Alves Costa

 

Conferência Marques da Silva 2010 | Alexandre Alves Costa

21 de outubro 2010

"O Liceu Alexandre Herculano, no Porto. História, projecto e transformação"
Professor Arquitecto Alexandre Alves Costa

21 Outubro 2010 | 18h30 | Auditório Fernando Távora

A Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva, FIMS, com o apoio da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, promove a 21 de Outubro 2010, 18h30, no Auditório Fernando Távora, a Conferência 'Marques da Silva 2010' proferida pelo Professor Arquitecto Alexandre Alves Costa sobre o tema "O Liceu Alexandre Herculano, no Porto. História, projecto e transformação".

A conferência abordará os seguintes sub-temas:
1. A difícil procura da racionalidade. A Instrução Pública e o projecto moderno do liceu. Os novos programas.
É nos temas públicos e funcionais que Ventura Terra ou Marques da Silva, entre outros, darão as suas melhores contribuições distinguindo-se obras que articulam, no seu racionalismo inteligente, propostas de um funcionalismo mais actual. Os projectos para os liceus serão disso os melhores exemplos.

2. Leitura da evolução do pensamento de Marques da Silva através do processo de desenho na elaboração do projecto do Liceu Alexandre Herculano. Do projecto académico "fechado e objectual" para uma maior abertura e flexibilidade: a cidade, transformação e crescimento, melhores condições de conforto ambiental e vivencial.

3. O projecto de remodelação, conceitos e práticas. Os limites da intervenção transformadora. O edifício pré-existente como regra para o possível ou como fronteira para o impossível. Tipologia e morfologia, escala e linguagem, o terreno disponível, adaptação dos espaços internos. O novo como mais-valia não ostensiva em homenagem ao Mestre.

Na mesma ocasião será feito o lançamento da edição da Conferência Marques da Silva de 2009, "Documentos e Arquivos de Arquitectura", do Dr. João Vieira.

Mais informações em fims.up.pt

 

Comments

Popular posts from this blog

COMPETITION COMPETITION 2010

2009-2010 Steel Design Student Competition

O PEJENE - Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior