Conferência de Álvaro Siza Vieira sobre "Fundação Iberê Camargo: o projecto, a obra, as tecnologias"

 

"Fundação Iberê Camargo: o projecto, a obra, as tecnologias"

Debate com a presença do Arquitecto Álvaro Siza Vieira

FAUP, Auditório Fernando Távora, 26 de Março, 18 horas


A Revista Cadernos d'Obra vai promover, no próximo dia 26 de Março, o debate "Fundação Iberê Camargo: o projecto, a obra, as tecnologias". Álvaro Siza Vieira, autor do projecto, irá dar a conhecer melhor esta obra galardoada com o Leão de Ouro da Bienal de Arquitectura de Veneza em 2002.

No próximo dia 26 de Março, pelas 18h00, o Auditório da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) vai acolher o lançamento do segundo número da revista científica internacional de Construção, Cadernos d'Obra, editada pelo GEQUALTEC. O evento, sob o tema "Fundação Iberê Camargo: o projecto, a obra, as tecnologias", contará com Álvaro Siza Vieira, autor do projecto de arquitectura e o Eng. Jorge Silva, autor do projecto de estruturas, irão dar a conhecer melhor esta obra galardoada internacionalmente.

Projectada em 1998 e construída entre 2004 a 2008, a Fundação Iberê Camargo surgiu com o objectivo de preservar e divulgar a obra do prestigiado pintor brasileiro, tornando-se de imediato uma referencia internacional não só nos meios arquitectónicos com da engenharia, pois foi o primeiro edifício construído em betão branco no Brasil. Projectado por Siza Vieira, o projecto recebeu o Leão de Ouro da Bienal de Arquitectura de Veneza (2002) e foi mérito especial da Trienal de Design de Milão.

Nesta edição da revista Cadernos D'Obra o projecto da Fundação Iberê Camargo é abordado sobre perspectivas científicas da arquitectura e da engenharia e por diversos autores, entre os quais o arquitecto Kenneth Frampton, Rafael Moneo, e os engenheiros Prof Vasco Freitas, Prof. Raimundo Mendes da Silva, Prof. Silva Afonso e Engº Ângela Nunes. O evento de dia 26 de Março contará, entre outros, com a presença do Director da FAUP, Francisco Barata.

Comments

Popular posts from this blog

COMPETITION COMPETITION 2010

2009-2010 Steel Design Student Competition

O PEJENE - Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior