Norman Foster galardoado com Prémio Príncipe das Astúrias
O arquitecto Norman Foster foi galardoado com o prémio Príncipe das Astúrias das Artes. A Fundação que atribui o prémio descreve o trabalho do britânico como obras artísticas capazes de definir a arquitectura dos nossos tempos e de fazer avançar a cultura.
De acordo com a edição electrónica do jornal «El País», o júri qualificou Foster como um «arquitecto da era global» cuja obra tem um «alcance universal» com um «domínio original do espaço, da luz e da matéria». A sua obra destaca-se «pelo compromisso constante com os valores mais nobres da arquitectura e pela abertura à inovação», destacou a Fundação.
Foster junta-se a outras estrelas mundiais, que também receberam a distinção, como Margaret Atwood, Oscar Niemeyer, Paul Auster ou Woody Allen.
O galardoado afirmou estar «emocionado por receber o prémio» e considera que é «uma honra enorme e um reconhecimento maravilhoso da importância do desenho como catalisador na melhora da qualidade de vida».
Das suas obras mais importantes destacam-se as Torres Hearst em Nova Iorque, o Gerkin em Londres, a Torre da Caja Madrid, o metro de Bilbau e o aeroporto de Pequim na China.
http://www.facebook.com/ext/share.php?sid=99611703382&h=SMq_n&u=AUEiK&ref=mf
Comments