CML homenageia técnicos dos projectos dos Olivais e de Chelas
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) homenageou hoje os funcionários do antigo Gabinete Técnico de Habitação que há 50 anos desenvolveu um trabalho pioneiro, materializado nos bairros dos Olivais e de Chelas.
Entre os cerca de 900 homenageados, encontram-se figuras da Arquitectura e Engenharia portuguesas como os arquitectos Nuno Portas, Nuno Teotónio Pereira, Gonçado Byrne, Tomás
«Alguns são referências da Engenharia e da Arquitectura mas todos eles, mais ou menos conhecidos, são uma referência do trabalho desenvolvido na cidade», disse o presidente da Câmara, António Costa.
O autarca falava na homenagem ao Gabinete Técnico de Habitação, que decorreu hoje no Foro Lisboa, onde foi também inaugurada uma exposição sobre aquele serviço municipal, que inclui a maqueta original dos Olivais.
O gabinete foi criado em 1955 e terminou em 1990, contribuindo para a expansão urbanística da cidade e para o acesso à habitação.
Foi criado inicialmente para intervir nas zonas de Olivais (Norte e Sul) e Chelas, no âmbito de um decreto-lei que tinha como objectivo resolver a crise habitacional em Lisboa.
Segundo informação distribuída pelo Programa Local de Habitação, da vereadora Helena Roseta, que promoveu a homenagem, «a intervenção maciça de arquitectos e outros técnicos no maior conjunto de habitação social até então planeado foi uma escola de projecto colectivo e multidisciplinar».
Os projectos desenvolvidos destacaram-se pela intervenção da arquitectura paisagística, pela integração na arte pública na habitação social, no caso dos Olivais, e na aposta do espaço público como princípio do desenho urbano, no caso de Chelas.
Diário Digital/Lusa
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=389072
Comments