CML homenageia técnicos dos projectos dos Olivais e de Chelas

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) homenageou hoje os funcionários do antigo Gabinete Técnico de Habitação que há 50 anos desenvolveu um trabalho pioneiro, materializado nos bairros dos Olivais e de Chelas.

Entre os cerca de 900 homenageados, encontram-se figuras da Arquitectura e Engenharia portuguesas como os arquitectos Nuno Portas, Nuno Teotónio Pereira, Gonçado Byrne, Tomás Taveira e Francisco Silva Dias e o engenheiro Aquilino Ribeiro Machado, primeiro presidente da Câmara depois do 25 de Abril, entre outros.

«Alguns são referências da Engenharia e da Arquitectura mas todos eles, mais ou menos conhecidos, são uma referência do trabalho desenvolvido na cidade», disse o presidente da Câmara, António Costa.

O autarca falava na homenagem ao Gabinete Técnico de Habitação, que decorreu hoje no Foro Lisboa, onde foi também inaugurada uma exposição sobre aquele serviço municipal, que inclui a maqueta original dos Olivais.

O gabinete foi criado em 1955 e terminou em 1990, contribuindo para a expansão urbanística da cidade e para o acesso à habitação.

Foi criado inicialmente para intervir nas zonas de Olivais (Norte e Sul) e Chelas, no âmbito de um decreto-lei que tinha como objectivo resolver a crise habitacional em Lisboa.

Segundo informação distribuída pelo Programa Local de Habitação, da vereadora Helena Roseta, que promoveu a homenagem, «a intervenção maciça de arquitectos e outros técnicos no maior conjunto de habitação social até então planeado foi uma escola de projecto colectivo e multidisciplinar».

Os projectos desenvolvidos destacaram-se pela intervenção da arquitectura paisagística, pela integração na arte pública na habitação social, no caso dos Olivais, e na aposta do espaço público como princípio do desenho urbano, no caso de Chelas.

Diário Digital/Lusa

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=389072

 

 

Comments

Popular posts from this blog

COMPETITION COMPETITION 2010

2009-2010 Steel Design Student Competition

O PEJENE - Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior