Projecto de Siza Vieira Aprovado
Via: http://www.destak.pt/artigos.php?art=27464
Os trabalhos de demolição nos terraços do Carmo, que serão convertidos em miradouro e esplanada, começam dentro um ou dois meses, afirmou ontem o vereador do Urbanismo na Câmara de Lisboa, Manuel Salgado (PS).
Destak/Lusa | destak@destak.pt
A autarquia aprovou hoje por unanimidade o projecto de arquitectura de Siza Vieira para ligar o pátio B do Chiado ao Largo do Carmo e aos terraços do quartel da GNR.
“Muito em breve, dentro de um ou dois meses, vão iniciar-se as demolições nos terraços do Carmo”, disse Manuel Salgado na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do executivo municipal.
O autarca escusou-se a avançar a data de conclusão das obras, que poderá ser condicionada pelas descobertas arqueológicas que se forem somando às já detectadas e que Manuel Salgado garantiu serem “integradas no projecto”.
O projecto prevê a ligação do Chiado ao Carmo por um “sistema de escadas e rampas” e pelo elevador do antigo edifício Leonel, que já existe mas não funciona.
Na prática, este projecto é a última peça do plano de recuperação do Chiado após o incêndio, ao qual foi acrescentado o uso público dos terraços do quartel do Carmo.
Os terraços estão ocupados com “barracões” que servem de tipografia à GNR e que, no âmbito de um protocolo entre aquela força de segurança e a autarquia, vão ser desactivados, com a transferência do serviço.
O projecto foi eleito pelo executivo camarário como uma das intervenções prioritárias da revitalização da Baixa Chiado,para a criação do Museu da Moda e do Design e do Museu do Banco de Portugal e do acesso ao Castelo pelo mercado do Chão do Loureiro.
A vereadora social-democrata Margarida Saavedra considerou que se trata de “um projecto de autor, com a coerência que o arquitecto Siza Vieira lhe imprimiu”.
“É uma peça muito interessante e importante para Lisboa”, afirmou, referindo a importância de um mesmo arquitecto terminar o projecto que iniciou.
A vereadora do movimento Cidadãos por Lisboa Helena Roseta esclareceu que Siza Vieira decidiu preservar uma descoberta arqueológica junto à porta Sul do Convento e que foi isso que motivou o parecer negativo da Associação dos Arqueólogos, que tutela o Museu do Carmo.
Segundo Helena Roseta, a associação considera que a solução encontrada, que vai descer à quota original, inibe as cargas e descargas através daquela porta.
“Estamos perante uma solução de autor, que respeitamos. Tem os pareceres favoráveis de todas a entidades, desde os bombeiros ao Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico”, afirmou.
O vereador comunista Ruben de Carvalho afirmou que recuperar os terraços é “evidentemente positivo” e saudou a abertura para integrar os achados arqueológicos.
“Há abertura dos arquitectos para adaptar o projecto ao que possa acontecer ao nível de ruínas e achados arqueológicos”, afirmou.
O vereador José Sá Fernandes considerou “excelente” a aprovação do projecto, sublinhado que há vários anos reivindicava a fruição pública daqueles terraços.
Comments