Fotogrametria e suas aplicações

Apesar de divulgado em cima da hora, penso que seja um evento interessante para arquitectos.

 

 

Tertúlia Fotográfica da Católica

 


Fotogrametria e suas aplicações

Posted: 01 Jun 2010 04:43 AM PDT

Quarta-feira, dia 02 de Junho às 21h30.

Local: Univ. Católica Portuguesa, Pólo da Foz,

Atenção: Anfiteatro A2. (no R/C, quem entra vira à direita;  perguntar p.f. na portaria).

Tema:

«Fotogrametria e suas aplicações» – orador: Hugo Pires.

Com o advento da fotografia digital e dos computadores, uma das aplicações práticas mais interessantes e em franco crescimento, é a fotogrametria, ou muito resumidamente, metodologia para produzir modelação 3D a partir de técnicas fotográficas, com precisão de fracções de milímetro, em objectos pequenos, ou alguns milímetros, em edifícios.

A fotogrametria teve um forte desenvolvimento com a aplicação em fotografia aérea e espacial (pela NASA, p.ex.), mas é hoje usada com muita facilidade em documentação de património – humano ou natural -, como por ex., pinturas, esculturas, cerâmicas, monumentos, grutas, etc., mas também por companhias de seguros, polícia científica, etc., para registarem com rigor locais de acidentes ou crimes. E novas aplicações surgem todos os dias, à medida que mais software e equipamento se vai desenvolvendo e a potência de cálculo dos computadores cresce, tornando este tipo de técnicas cada vez mais acessíveis.

Este tipo de técnicas, que por vezes pode ser conseguido com hardware fotográfico simples, são mais uma prova de que o mais importante na fotografia é o know-how do fotógrafo e o uso adequado das ferramentas disponíveis.

O nosso orador de hoje, o Hugo Pires, apesar de português, apresenta um grande currículo de trabalhos realizados em Portugal, (IPPAR, etc.) e essencialmente no estrangeiro, com aplicações muito inovadoras para este tipo tecnologia, aplicada essencialmente ao património artístico, arqueológico ou arquitectónico, sendo sem dúvida um dos maiores especialistas europeus nesta matéria.

Por todos estes motivos, sem dúvida uma tertúlia a não perder!

_________________________________________________

Não falte às quartas-feiras mais fotográficas do Grande Porto!

Todos os interessados desde já convidados, a presença é gratuita.

Apareça e participe! Vai constatar que este é o clube que lhe fazia falta para poder melhorar e progredir como fotógrafo!

Clique aqui para ver um mapa da nossa localização.

A nossa morada:

Rua Diogo Botelho, 1327
Porto, Portugal


 

 

Comments

Popular posts from this blog

COMPETITION COMPETITION 2010

2009-2010 Steel Design Student Competition

O PEJENE - Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior