Concurso para a criação do novo logótipo para produtos biológicos da UE

Escrito por CienciaPT

http://www.cienciapt.net/pt/index.php?option=com_content&task=view&id=99622&Itemid=375

06-Jul-2009

Candidaturas até 6 de Julho

Com o objectivo de criar um logótipo Europeu para produtos biológicos, inteligente e criativo, a UE proporciona aos jovens talentos europeus a oportunidade de conceberem o design do logótipo, que será exibido em milhões de embalagens de produtos. O novo logótipo da UE para produtos biológicos será obrigatório para todos os produtos biológicos pré-embalados originários dos 27 Estados-Membros que cumpram as normas de rotulagem. Além disso, todos os produtos biológicos que não sejam previamente embalados e que sejam originários da UE, ou importados de países terceiros, podem usar o logótipo da UE voluntariamente.

Todos os cidadãos da UE inscritos numa instituição de ensino superior de arte ou design, sedeada na EU, são convidados a participar neste concurso internacional único de design. Serão seleccionados três vencedores. O vencedor do primeiro prémio receberá um prémio monetário no valor de 6000 Euros, enquanto o segundo e o terceiro classificados receberão 3500 e 2500 Euros, respectivamente. As candidaturas podem ser submetidas no website www.ec.europa.eu/organic-logo, criado especialmente para esta concurso, até 6 de Julho de 2009.

O Concurso do Logótipo da UE para Produtos Biológicos terá como júri um grupo de especialistas da área da agricultura e produção biológica, e profissionais de design internacionalmente reconhecidos. Os proeminentes membros do júri incluem o Professor, Doutor Honorário, Director de Criatividade & Parceiro de Gestão Erik Spiekermann da Alemanha; Riita Brusila-Räsänen, Professora de Design Gráfico na Universidade da Lapónia / Finlândia; Szymon Skrzypczak, um galardoado jovem designer polaco; Elisabeth Mercier, Directora da Agência BIO da França; Urs Niggli, Director do Instituto de Pesquisa de Agricultura Biológica (FiBL) da Suíça; Tom Václavík, um especialista de marketing de produtos biológicos da República Checa e Presidente da Associação Internacional dos Retalhistas de Produtos Biológicos; e Craig Sams, o Presidente da Associação de Solos do Reino Unido. O júri do concurso será presidido por Rob Vermeulen, antigo presidente da Associação Pan-Europeia de Design de Marcas.

Findo o prazo de candidatura, o júri seleccionará os melhores projectos que serão então apresentados no website do concurso na qualidade de candidatos oficiais. Todos os cidadãos europeus serão convidados a participar na selecção do logótipo vencedor através de votação online no seu candidato preferido. No Verão de 2010, o vencedor e os segundo e terceiro classificados serão convidados para a cerimónia de entrega de prémios em Bruxelas, onde o Comissário Europeu responsável pela Agricultura e Desenvolvimento Rural lhes entregará os respectivos prémios.

O concurso desafia os estudantes a conceberem um logótipo original e atractivo, que conjugue os vários aspectos da agricultura e produção biológica. Além disso, o júri avaliará as criações em conformidade com a sua universalidade, a sua compreensibilidade sem a utilização de palavras, a sua clareza de apresentação e a sua intemporalidade. Os termos e condições de participação podem ser consultados no sítio da internet www.ec.europa.eu/organic-logo.

Comments

Popular posts from this blog

COMPETITION COMPETITION 2010

2009-2010 Steel Design Student Competition

O PEJENE - Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior