Lançamento da Revista Unidade7, dia 19 de Fevereiro, no Clube Literário do Porto

Dia 19 de Fevereiro, Quinta-feira

LANÇAMENTO DA REVISTA "UNIDADE7"

Auditório- 21h30

Clube Literário do Porto

(a conferência confere um crédito para efeitos de admissão na Ordem dos Arquitectos)

A Unidade, cujo primeiro número se publicou em Julho de 1988, materializa-se a partir da reflexão crítica sobre temas que se consideram fundamentais na cultura e arquitectura contemporânea, lidos a partir da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Até 1998, foram publicados 6 números sob a direcção editorial e coordenação dos Arquitectos Jorge Figueira, Nuno Grande, Pedro Gadanho, Jorge Lourenço, Luís Tavares Pereira, Pedro Vasconcelos, Manuel Ventura, Pedro Cortesão Monteiro, Miguel Figueira, Joaquim Moreno, Pedro Bandeira, Alberto Lage, António Neves, Miguel Cardoso, Miguel Reis, Gonçalo Furtado, João Soares, André Tavares, Filipa Guerreiro, Ivo Oliveira, João Paulo Cabeleira, Nuno Pinheiro, Pedro Castelo, Rui Veloso e Vasco Melo. O número 7 da publicação, cujo lançamento acontece no Clube Literário, publica-se assim vinte anos após a sua primeira edição e dez após a última, sob o tema "E / I / Migrações".

O lançamento e apresentação pública da revista contará com a presença dos arquitectos Bruno Baldaia, Camilo Rebelo, Carlos Veloso, Désirée Pedro+Carlos Antunes (atelier do corvo), Pedro Bandeira e Pedro Machado Costa+Célia Gomes (as*), que apresentarão proposta suas desenvolvidas especificamente no contexto da Unidade7.

E / I / Migrações é o tema do número 7 da revista Unidade**.

A questão das fronteiras aborda-se não apenas do ponto de vista geográfico (com artigos escritos a partir de Portugal, Itália, Holanda, Suíça, Japão ou Suécia), mas também disciplinar, o que se reflecte na heterogeneidade profissional dos autores dos artigos, todos inéditos. Entre estes incluem-se os arquitectos Alexandre Alves Costa, Nuno Portas ou Francisco Barata, mas também o jornalista Carlos Magno, a socióloga Luísa Veloso e o escultor Alberto Carneiro, entre outros.

A Unidade7 é uma proposta de abertura: do debate, da crítica, da Escola.

A Unidade7 é uma revista sem conclusões.

*A Unidade7 conta com o apoio institucional Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e da sua Associação de Estudantes, da Ordem dos Arquitectos, da Casa da Música, da Reitoria da Universidade do Porto e do Instituto Português da Juventude

**A Unidade, cujo primeiro número se publicou em Julho de 1988, materializa-se a partir da reflexão crítica sobre temas que se consideram fundamentais na cultura e arquitectura contemporânea, lidos a partir da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

O número 7 desta publicação, que aqui apresentamos, publica-se assim vinte anos após o primeiro número e dez após o último. É editado por José Martins e Pedro Barata Castro.

UNIDADE 7 | unidade7@gmail.com | www.unidade7.com

Clube Literário do Porto | www.clubeliterariodoporto.blogspot.com/

Comments

Popular posts from this blog

COMPETITION COMPETITION 2010

2009-2010 Steel Design Student Competition

O PEJENE - Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior